segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chuvas devastam município de Ingá

Pouco mais de doze horas de chuva deixaram em situação caótica o município de Ingá. As precipitações que aconteceram entre as 22 horas do sábado até as 15 horas do domingo deixaram mais de 14 famílias desabrigadas além de devastar boa parte dos imóveis, pontes, lojas e prédios públicos localizadas no centro e em alguns bairros do município. Além dos estragos, o jovem Joalisson Gonzaga, de 20 anos, foi arrastado pela correnteza e está desaparecido desde a manhã de domingo.
Cerca de 350 pessoas tiveram suas casas invadidas pela grande quantidade de água que transbordou do Rio Ingá. Essas famílias foram levadas para escolas e creches preparadas pela Prefeitura Municipal para acolher os desabrigados. O prefeito de Ingá, Luíz Carlos de Medeiros, o Lula (PMDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para pedir ajuda do Governo do Estado para o município. Ingá é um dos 27 municípios paraibanos onde foi decretado estado de estado de emergência por causa das chuvas.
“Nós fomos a João Pessoa na tentativa de conseguir do governador do Estado verbas emergenciais para auxílio aos moradores de Ingá. Nossa prioridade inicial é ajudar aos moradores desabrigados, que estão em alguns prédios públicos, e também melhorar as condições de acesso até a cidade”, explicou o prefeito. Além de um abrigo, as famílias desabrigadas receberam um quite de alimentos para que possam se manter durante as próximas semanas.
Ana Lúcia Gomes da Silva, 27 anos, mãe de dois filhos, foi uma das atingidas pela enchente. Ela disse que “quando a gente percebeu a água já estava entrando dentro de casa. Não deu para salvar quase nada, só algumas roupas e uns colchões. Se nós não tivéssemos sido acolhidos aqui na creche eu não teria um lugar pra ficar, o jeito ia ser dormir na rua com os meus filhos. Uma coisa dessas é muito triste para uma mãe de família”.
Outro problema enfrentado pelos moradores é em relação ao acesso à Ingá. A ponte localizada na PB 090 está com a estrutura bastante comprometida e ameaça desabar a qualquer momento. Para evitar mais complicações uma equipe do Corpo de Bombeiros isolou a área e o fluxo de veículos foi interrompido por tempo indeterminado. Uma estrada vicinal, que dava acesso à Ingá vindo por Juarez Távora, também não apresenta condições de tráfego e foi interditada.
A ponte localizada na área central do município, que dá acesso aos bairros da parte alta da cidade e também às Itacoatiaras está parcialmente destruída e também teve seu acesso interditado para o tráfego de veículos. Vários comerciantes tiveram lojas e armazéns invadidos pela chuva. O prejuízo até agora é incalculável e atinge comerciantes de todos os setores econômicos.
EFEITOS
Para impedir que doenças infectocontagiosas, como a leptospirose, se alastrem pela população ingaense, a Secretaria de Saúde do município está disponibilizando amostras de hipoclorito de sódio para que sejam feitas a limpezas dos imóveis e ruas e também a descontaminação dos reservatórios de água potável.
Além dos enormes danos causados pelo temporal do último final de semana, a Prefeitura de Ingá teve que cancelar o concurso público que estava marcado para este domingo. A administração municipal ainda vai estudar uma nova data para a realização dos exames. “Nossa maior preocupação no momento é ajudar as vítimas das chuvas. Nós vamos nos reunir em outra oportunidade e definir a nova data para a realização do concurso”, comentou o prefeito Luíz Carlos de Medeiros, o Lula

Fonte: www.paraibanews.com

Nenhum comentário: